Testemunhar as férias, a vida amorosa e
o sucesso profissional dos amigos no Facebook podem provocar inveja e causar
sentimentos de infelicidade e solidão, segundo pesquisadores alemães. Um estudo
realizado em conjunto por duas universidades alemãs encontrou uma inveja
desenfreada no Facebook, a maior rede social do mundo, que agora tem mais de 1
bilhão de usuários e produziu uma plataforma inédita para comparações sociais.
A pesquisa
descobriu que uma em cada três pessoas já se sentiu pior e mais insatisfeita
com a própria vida depois de visitar o site. “Ficamos surpresos ao ver quantas
pessoas têm uma experiência negativa do Facebook, com a inveja fazendo-as se
sentirem sozinhas, frustradas ou com raiva”, disse a pesquisadora Hanna
Krasnova, do Instituto de Sistemas da Informação na Universidade Humboldt de
Berlim. “A partir de nossas observações, algumas dessas pessoas vão então sair
do Facebook ou pelo menos reduzir o uso que fazem do site”, disse Krasnova,
aumentando a especulação de que o Facebook poderia chegar a um ponto de
saturação em alguns mercados.
Motivos -
Pesquisadores da Universidade Humboldt e da Universidade Técnica de Darmastadt
descobriram que fotografias de férias eram a maior causa de ressentimento, com
mais de metade dos incidentes de inveja provocados por imagens de viagens no
Facebook.
A interação social
foi à segunda causa mais comum de inveja, com os usuários podendo comparar
quantas felicitações de aniversário receberam em relação a amigos na rede
social e quantos “curtir” ou comentários foram feitos em fotos ou posts. “O
acompanhamento passivo provoca emoções amargas, com os usuários invejando
principalmente a felicidade dos outros, o modo como os outros passam as férias
e como socializam”, disseram os pesquisadores no estudo Inveja no Facebook: Uma
Ameaça Oculta à Satisfação da Vida dos Usuários?. “A presença disseminada e
onipresente da inveja em sites de redes sociais é mostrada para minar a
satisfação de vida dos usuários”, afirmaram.
Na casa dos 30 -
Eles descobriram que pessoas com 30 e poucos anos eram mais propensas a invejar
a felicidade familiar, enquanto as mulheres eram mais propensas a invejar a
atratividade física. Esses sentimentos de inveja fizeram alguns usuários se
gabarem mais sobre suas conquistas no site administrado pela Facebook Inc. para
aparecerem sob uma luz melhor. Os homens postavam mais conteúdo autopromocional
na rede para fazer com que as pessoas soubessem sobre suas realizações,
enquanto as mulheres destacavam sua boa aparência e vida social.
Os pesquisadores
disseram que os entrevistados eram alemães, mas esperavam que os resultados
fossem os mesmos internacionalmente, já que a inveja é um sentimento universal.
“Do ponto de vista de um provedor, nossas descobertas assinalam que os usuários
frequentemente veem o Facebook como um ambiente estressante, que pode a longo
prazo, por em perigo a sustentabilidade da plataforma”, concluíram.
Fonte: O Globo
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