1 OUTRO OLHAR

Seja bem vindo ao meu espaço democrático onde não há censura, aqui não quero criar ideologias e nem doutrinas de vida e sim, expressar a minha opinião sobre aquilo que me causa inquietação. Pode ser que o meu OUTRO OLHAR não esteja na mesma direção do seu, isso não me incomoda, pelo contrário prova que cada um é pautado nas suas experiências e têm sua forma de pensar e analisar.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

BIN LADEN MAIS VIVO QUE MORTO.



Era madrugada quando Os Estados Unidos da América despertou com a noticia que a Casa Branca queria dar a mais de 10 anos e finalmente saiu: Osama bin Laden, líder da rede terrorista al-Qaeda, responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que mataram cerca de 3.000 pessoas, foi morto na madrugada desta segunda-feira (2), segundo informou o governo dos Estados Unidos. . O mundo inteiro amanheceu com a noticia da morte do terrorista mais procurado de todos os tempos. Como fizeram os discípulos de Osama em 2001 os americanos principalmente do centro da tragédia Niw York foram as ruas comemorar o fim de um capítulo duro e talvez o inicio de novos problemas terroristas. De acordo com o presidente norte-americano Barack Obama, em pronunciamento na TV, a morte foi conseqüência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista -que tinha entre 53 e 54 anos- durante a semana passada.


É necessário entender que a possível morte de Osama Bin Laden não extingue a al-Qaeda por que do ponto de vista organizacional a estrutura terrorista desta organização continua intacta, a morte do seu líder maior abala a moral e a imagem que poderia ser expressada pela presença do Osama mais a ca pacidade de estruturar ataques e sua pulverização de atentados pelo mundo é inevitável isto não foi afetado e sim fomentado com cunho vingativo aos aliados americanos que são alvos desta retaliação. Apesar de fortes comemorações nos EUA o americano no fundo vê surgir de forma muito mais latente o fantasma que sempre os acompanhou, pois este episódio representa um momento-chave na história do movimento islâmico radical que Osama liderava. Mas será que o inimigo número um dos Estados Unidos pode acabar se tornando ainda mais perigoso morto do que em vida?
Bin Laden previu que jamais seria capturado vivo e que inúmeros outros seguiriam com a sua causa após sua morte. Os americanos estão claramente satisfeitos com a notícia de que, finalmente, seu inimigo número um está morto. Mas eles também devem estar se perguntando se, na morte, assim como em vida, ele continuará assombrando o país. A afirmação, pelas autoridades americanas, de que Bin Laden foi enterrado no mar indica um desejo de minimizar seu papel de mártir. Mas a medida também pode alimentar teorias conspiratórias sobre a morte do líder extremista, inclusive as que questionam se ele estaria mesmo morto.

As informações norte americanas são contraditórias como:

Onde está o corpo de Osama bin Laden?
As autoridades americanas anunciaram ter jogado o corpo do terrorista no mar para seguir a tradição muçulmana (EUA preocupado com tradição muçulmana?). No entanto, segundo o porta-voz do centro Al-Azhar, alta autoridade intelectual do islã sunita, o islã é contra sepultamentos no mar. A TV americana NBC afirmou que jogar o corpo ao mar seria uma maneira de evitar peregrinação ao corpo. E outra os soldados americanos não tiraram fotos, não filmaram nada disto pra servir como troféu ao seu triunfo?

O Paquistão tinha conhecimento sobre operação contra a 'fortaleza' de Bin Laden?
O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que a morte foi conseqüência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão. Mas a chancelaria paquistanesa disse que operação propriamente dita foi feita exclusivamente pelas forças americanas. Uma fonte americana disse que, por questões de sigilo, as autoridades paquistanesas não foram avisadas sobre a operação.

Os seguranças de Bin Laden teriam derrubado um helicóptero durante o combate com as forças americanas?

O governo dos EUA comunicou que nenhum americano ou civil morreu na operação. No entanto há informações de que um helicóptero teria caído próximo ao local em que ocorreram os combates em Abbotabad. Imagens mostram soldados paquistaneses transportando destroços do que seria um helicóptero. Segundo as autoridades militares americanas, o helicóptero teve "problemas mecânicos", e a tripulação conseguiu se ejetar a tempo.
As forças de segurança de Bin Laden teriam reagido ao ataque norte-americano?

Informações das agências de notícias dão conta de que houve um tiroteio entre os militares americanos e as forças de segurança do terrorista. Na ação, além de Bin Laden, teriam morrido um mensageiro, um irmão e um filho adulto do líder da Al-Qaeda. Uma mulher, que teria sido usada como escudo, também foi morta. O comando americano disse que não sofreu baixas. Verdades, mentiras ou equívocos americanos o tempo vai esclarecer ou talvez não, final a guerra do Vietnã até hoje guarda segredos. O certo é sem pessimismo mas sendo realista é que o mundo ocidental acordou mais preocupado com sua segurança do que antes por que um terrorista foi morto e uma legião de fantásticos continuam na ativa colocando toda força de segurança americana, européia e do mundo numa corda bamba e a essência ideológica Bin Laden continua mais viva do que morta.




Nenhum comentário: