1 OUTRO OLHAR

Seja bem vindo ao meu espaço democrático onde não há censura, aqui não quero criar ideologias e nem doutrinas de vida e sim, expressar a minha opinião sobre aquilo que me causa inquietação. Pode ser que o meu OUTRO OLHAR não esteja na mesma direção do seu, isso não me incomoda, pelo contrário prova que cada um é pautado nas suas experiências e têm sua forma de pensar e analisar.

quarta-feira, 30 de março de 2011

JOSÉ ALENCAR VENCE O CANCÊR E SAI DE CENA.


Por diversas vezes o noticiário político apresentava a figura de um político exemplo de força e superação chamado José Alencar, ex-vice presidente do Brasil. Nos acostumamos a imagem desde herói entrando e saído do hospital “seu campo de batalha”. Uma luta que durou mais de uma década, 13 anos. A cada nova intervenção cirúrgica pensava-se que seria a última devido as complicações que os novos tumores provocavam, mas, lá estava ele autentico e determinado a cumprir os propósitos de Deus. Ele poderia demonstrar pessimismo ou fraqueza, mas optou encarar a luta contra o câncer de frente, com coragem e uma pitada de bom humor. José Alencar saiu de cena nesta última terça-feira 29. Mesmo debilitado e enfrentando diversos problemas de saúde, a persistência e a esperança com que sempre lidou com a doença e o tratamento quimioterápico fizeram de sua trajetória um exemplo para muitos brasileiros. Desde 1997, Alencar passou por uma série de cirurgias e procedimentos médicos para combater tumores no rim, na próstata e no abdome, além de se submeter, sem sucesso, a um tratamento experimental fora do país.

É meio paradoxal mais José Alencar venceu o câncer não através do fato de manter-se vivo mas, pelo viés de encarar a doença e neste meio ser duas vezes vice-presidente de uma nação, assumir interinamente a presidência da república, gerenciar ministério e sustentar a auto estima diante de um diagnostico previsível onde muitos, milhares morrem 70% quando recebem a sentença uma vez que os tratamentos de câncer como quimioterapias e radioterapias estão trabalhando para destruir as células cancerosas, eles também podem produzir muitos efeitos colaterais indesejáveis que alteram a vida de suas vitimas principalmente o aspecto psíquico/emotivo e físico como: anemia, alterações de apetite, sangramentos, perda de cabelos, alterações hormonais, infecção, baixíssima auto estima e etc.

Luta contra este mal e manter a vigor não é pra qualquer um. De forma imagética pensamos o Câncer prestando conta da sua vitima de forma frustrada com relação à José Alencar! A doença diria: “estou frustrado com ele, não o vence, o que aconteceu foi apenas uma conseqüência das minhas ações. O ápice da minha vitória consiste no diagnóstico é neste momento que começo a matar as minhas vitimas aos poucos, ele poderia durar mais se lutasse, mas não, se entregam, ai esta a minha vitória. Mas este José Alencar lutou contra mim durante 13 anos, venceu todas as minhas armas (desanimo, baixa auto estima, desesperança, medo, pânico, desistência, depressão, solidão, angustia etc.) e prosseguiu. Virou vice- presidente e mesmo no leito da doença serviu de exemplo pra muita gente. Não o vence! Ele venceu o Câncer e saiu de cena.

Nenhum comentário: