1 OUTRO OLHAR

Seja bem vindo ao meu espaço democrático onde não há censura, aqui não quero criar ideologias e nem doutrinas de vida e sim, expressar a minha opinião sobre aquilo que me causa inquietação. Pode ser que o meu OUTRO OLHAR não esteja na mesma direção do seu, isso não me incomoda, pelo contrário prova que cada um é pautado nas suas experiências e têm sua forma de pensar e analisar.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

MAIS "GÁS".... NO MARANHÃO.


Nesta última década o Estado Maranhão se viu diante de muitas portas que se abriram para o progresso econômico. São diversos possíveis investimentos que colocarão o estado no eixo dos grandes. Além da Siderúrgica de Bacabeiras que é uma grande promessa que vai mudar a vida em todos os sentido daquela “hoje” pequena cidade, a Vale aumenta a cada ano a exportação e por último o Maranhão tem mais “Gás” para aquecer a economia e com isto a produção diária de gás no Brasil vai aumentar 25% com a descoberta de gás natural na Bacia do Parnaíba, estima o empresário Eike Batista. Nesta quinta-feira (12), a OGX, companhia de petróleo e gás do grupo EBX, anunciou que encontrou gás no poço OGX-16, a uma profundidade de 1.654 metros, a aproximadamente 260 km de São Luis, capital do Maranhão. Nesta região, pelos cálculos de Eike Batista, há uma reserva entre 10 e 15 trilhões de pés cúbicos de gás natural. Se confirmado, o volume corresponderá a quase metade das reservas confirmadas de gás da Bolívia, que de acordo com o governo boliviano, somam aproximadamente 19 trilhões de pés cúbicos. Por volta das 16h desta quinta, as ações da OGX negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) subiam 2,08%. O poço é operado pela OGX Maranhão, sociedade formada entre OGX (66,6%) e a MPX (33,3%), braço de energia do grupo EBX. A companhia detém sete blocos na Bacia do Parnaíba, que somam 21 mil quilômetros quadrados. Eike Batista, que ocupa a presidência do Conselho de Administração da OGX e da MPX, prevê que em até dois anos já será possível gerar energia a partir dessa descoberta.

Será que esta descoberta vai alterar a vida econômica e social dos maranhenses? Os investimentos estão como um cardápio que precisa ser bem oferecido e esta responsabilidade esta nas mãos dos homens que iremos botar em outro para nos representa na esfera estadual e federal além dos representantes no senado federal e o governo. O que de fato eles farão talvez não seja uma incógnita ainda mais se a renovação foi à mínima possível como esta sendo desenhado. O Maranhão não é pobre. Parte de suas elites política e econômica é que fez com que as riquezas estejam na mão de poucos – a ponto de ostentar o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano entre as unidades da federação brasileira. O que garante que, agora, os recursos irão para a população? Será que haverá mesmo o tão esperando desenvolvimento social ou vamos assistir mais um filme onde os lucros gerados pela implantação de grandes empreendimentos de exploração mineral permanecem na mão de poucos, enquanto o prejuízo social e ambiental decorrente da extração é dividido por todos. Para o Maranhão, não basta ficar na torcida para que a riqueza do gás seja sentida por todos. A população deve cobrar transparência desde já – enquanto o produto ainda está lá embaixo, no subsolo.

Nenhum comentário: