
Na correria do dia-a-dia, por vezes, detalhes do cotidiano passam despercebidos. É o caso da identificação de muitos bairros em São Luís, cujos nomes são conhecidos tão somente por meio de siglas. tudo começou no Governo Militar, entre 1964 a 1986. Na época, criou-se um programa social que construiu milhares de casas próprias para toda a população da capital. Chamava-se Sistema Financeiro de Habitação (SFH)e foi comandado pelo extinto Banco Nacional de Habitação (BNH).
Como toda entidades de classe(sindicatos, associações, cooperativas)podia se reunir sistematicamente e formar uma cooperativa habitacional por conta do sistema, vários bairros surgiram na época. Todos identificados por siglas como Cohab, Cohatrac, Cohama, Ipase, Cohafuma, Cohajap, Cohaserma e Ipem. Vejamos os segnificados:
* COHATRAC: Comunidades Habitacional dos Trabalhadores Comerciários.
* COHAJAP: é a antiga Cooperativa Habitacional Japão. Isso porque teve um japonês que se destacou na época dos empréstimos auto-financiados do Banco. Hoje em dia ninguém sabe onde anda esse camarada.
COHAFUMA: Cooperativa Habitacional dos Funcionários da Universidade do Maranhão, este bairro foi criado quando os funcionários da universidade, a fim de possuir sua moradia própria criaram a sua cooperativa.
*COHAB: Cooperativa Habitacional Brasileira, que posteriormente veio a se transformar no conglomerado urbano Cohab-Anil com todos os conjuntos.
* COHAMA: Cooperativa Habitacional do Maranhão, bairro residencial de São Luís, de classe média e localização no leste da cidade. Possui um terminal de Integração, diversos supermercados e acesso rápido às praias.
* COHASERMA: Cooperativa Habitacional dos Servidores do Maranhão, também surgiu na época do financiamento, em busca da casa própria.
*IPASE:Instituto de Previdência a Assistência dos Servidores do Estado.Dividido em Ipase e Ipase de baixo, é um conjunto habitacional repleto de casas nobres, ruas asfaltada, com iluminação pública e coleta de lixo regular.
* COHAPAN: Cooperativa Habitacional Nacional do Paraná. Apesar de ficar no Maranhão, esta comunidade foi criada por paranaenses. No Paraná há diversos Cohapan's também.
IPEM: (São Cristóvão) Instituto de Pesos e Medidas do Bairro São Cristóvão, o nome de deve a uma filial que seria constríuda no bairro na década de noventa. O projeto não andou, mas o nome persistiu.
fonte: Jornal Aqui Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário