1 OUTRO OLHAR

Seja bem vindo ao meu espaço democrático onde não há censura, aqui não quero criar ideologias e nem doutrinas de vida e sim, expressar a minha opinião sobre aquilo que me causa inquietação. Pode ser que o meu OUTRO OLHAR não esteja na mesma direção do seu, isso não me incomoda, pelo contrário prova que cada um é pautado nas suas experiências e têm sua forma de pensar e analisar.

domingo, 20 de março de 2011

DISQUE *#06# E BLOQUEEI O LADRÃO


Com a tecnologia do “Chip”, o interesse dos ladrões por aparelhos celulares aumentou. É só comprar um novo chip por um preço médio de R$30,00 em uma operadora e instalar em um aparelho roubado. Com isso, está generalizado o roubo de aparelhos celulares. Isto virou uma prática corriqueira, segundo dados do Jornal Hoje (rede Globo), 40% dos celulares roubados são destinados a revenda, sem nota fiscal. Apesar de irmos a Delegacia e abri um Boletim de Ocorrência o retorno do aparelho é impossível, salvo em caso de flagrante e prisão do assaltante. Paralelamente ao roubo surge um mercado ilegal que cresce a cada ano. O que nós vitimados e usuários podemos fazer além de abrir o BO? O que é pouco conhecido pelos brasileiros e que podemos inibir a ação dos ladrões após o roubo bloqueando não somente o chip mais o aparelho tornando-o inutilizado

Já que as forças de Segurança do nosso país, estado e município não tomam uma atitude para frear o roubo de celular que seria divulgando na mídia nacional como bloqueia o avanço do mercado, a internet faz isto como uma ressalva os procedimentos de bloqueio varia de acordo com a tecnologia das operadoras e dos aparelhos. Algumas operadoras ao receberem o aviso de roubo já possuem tecnologia para fazerem o bloqueio definitivo do aparelho sem a necessidade da senha. As informações abaixo são meramente esclarecedoras não se caracterizando como regra geral e nem tão pouco pretende servir como consulta técnica ou norma jurídica. O procedimento sugerido deve ser examinado por cada pessoa vítima de roubo ou furto de celular e o fato deve ser registrado em delegacia de polícia.

Segue abaixo uma informação útil que os comerciantes de celulares, a policia e o governo não divulgam e um procedimento que os usuários podem seguir, como uma espécie de vingança, para quando roubarem seu celular. É claro que o aparelho e quase irrecuperável, mas pelo menos quem quer que o tenha roubado não poderá mais utilizá-lo. Se todos tomarem esta precaução, o roubo de celulares será inútil.
Para que o usuário possa bloquear o aparelho, deve estar atentos ao código IMEI (International Mobile Equipment Identity). Podemos obter este código de três da seguinte forma:

1. Encontrado no próprio celular, logo abaixo da bateria;
2. na caixa original do produto;
3. para obter o número de série do seu telefone celular (GSM), digite *#06#.

Automaticamente aparecerá no visor um código de 15 algarismos, este código é único. Anote-o; se roubarem seu celular, telefone para sua operadora e informe este código. Resultado o seu telefone será então completamente bloqueado, e, mesmo que o ladrão mude o “Chip”, o aparelho estará para sempre inoperante. Esse comando *#06# é para você ler o IMEI, uma espécie de CPF do celular.
As operadoras possuem este número e podem usá-lo como identificador para bloqueios programando no GSM Chip. Quando um IMEI é bloqueado, as funções que dependem da operadora como, ligações e conexão com a internet ficam indisponíveis. Com isso, o aparelho perde completamente a utilidade, pois quem vai querer um celular para usar apenas como agenda ou despertador?

Bloquear o IMEI é a única garantia que você tem de que o ladrão não vai usar seu celular e nem tirar proveito de uma coisa que é sua. Para evitar transtornos, sempre mantenha o IMEI em um lugar seguro. Se você não tem a caixa, anote o número e guarde-o em casa, dessa forma se algo acontecer você tem o que precisa para solicitar o bloqueio. Agora é fundamental que vai a delegacia solicitar um Boletim de Ocorrência – ele é obrigatório para o bloqueio do IMEI. Mesmo que a possibilidade de recuperação do aparelho seja pequena, sempre faça um BO, pois com ele em mãos é possível provar que o celular não estava com você se ele for usado em algo ilícito. Além disso, as autoridades podem saber exatamente o número de telefones roubados e tomar medidas para evitar mais furtos. Depois entre em contato com o BO em mãos, com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possível, do chip também. O atendente solicitará a cópia do BO por fax ou email e assim que você enviar, o bloqueio será concluído.

Se todas as pessoas seguirem esses passos, roubar celulares perde o sentido, tendo em vista que eles não podem mais ser usados como tal. Exceto no caso de comércio ilegal de peças, um telefone que não realiza chamada não passa de mais um gadget inútil.

Nenhum comentário: