1 OUTRO OLHAR

Seja bem vindo ao meu espaço democrático onde não há censura, aqui não quero criar ideologias e nem doutrinas de vida e sim, expressar a minha opinião sobre aquilo que me causa inquietação. Pode ser que o meu OUTRO OLHAR não esteja na mesma direção do seu, isso não me incomoda, pelo contrário prova que cada um é pautado nas suas experiências e têm sua forma de pensar e analisar.

sábado, 29 de novembro de 2008

SANTA CATARINA: SOB A IRA DE DEUS OU DO HOMEM?


Os nossos olhos estão impotentes diante da catástrofe que sofre Santa Catarina. De Blumenau vemos imagens que chocam e causam pânico diante da força da “mãe natureza” que tem sido implacável. As chuvas que caíram e ainda continuam caindo causam diversos estragos, várias casas foram destruídas e o número de mortos cresce. Apesar das muitas doações, ainda falta comida nas principais cidades atingidas pelo temporal.

Quando estamos diante da tragédia é natural nos remetemos a Deus e perguntar o porquê de tudo isso? Para os mais fanáticos e religiosos de pé roxos, Santa Catarina está debaixo da ira de Deus ai vem um leque de definições para tal ação divina. Mas, será que é isso mesmo? E o homem com sua ganância, prepotência, insensibilidade, com sua falta de amor não será o grande arquiteto desse caos?
Fenômenos da natureza dificilmente podem ser evitados. Mas nós estamos destruindo os seus fundamentos. Devemos distinguir a diferença entre o fenômeno natural e as conseqüências do mesmo, causadas muitas vezes pelas inconseqüências dos homens A interferência humana destrutiva gerou e gera transformação, deterioração, deturpação e desequilíbrios na biosfera e nos ecossistemas, em três ângulos:

* o desmatamento de florestas que interrompem os ciclos dos elementos orgânicos e modificam o fluxo de energia num ecosistema. o animal HOMEM não ver isso, o que contempla e o verde ou seja lá que cor for da sua riqueza. Lembrando que A remoção da camada que cobre o solo da floresta pode gerar outros sérios efeitos colaterais. As florestas são diretamente responsáveis pelas chuvas, pois as gigantescas árvores absorvem grande parte da água, devolvendo-a lentamente ao meio ambiente sob forma de umidade. Essa devastação poderia levar a um aquecimento generalizado da atmosfera, conhecido por “efeito estufa” que, por sua vez, poderia acelerar o derretimento das calotas polares e contribuir para a elevação do nível do mar;
*as queimadas que transformam matérias orgânicas em matérias não biodegradáveis num ciclo normal;
*atividades que levam estas matérias não biodegradáveis para o meio, a exemplo de colocar agrotóxico nas plantas contra insetos, derramar os esgotos no rio, ou jogar copos descartáveis no mato.
Como controlar estas gigantescas ações destruidoras do homem contra natureza? É nítido que muitas leis da proteção da natureza estão em pauta, e uma vez esclarecidas e estabelecidas podem frear a ação dos exterminadores da vida. Porém, continua a dúvida em relação à eficácia de uma lei como poderosa defensora da genuinidade da natureza. De um lado, para a implantação de qualquer projeto, fruto de legislação ambiental é necessário uma mega estrutura e investimentos vultosos além do essencial fator que é a honestidade e pureza de motivo dos seus dirigentes. De outro, a necessidade rigorosa de continuidade e acompanhamento dos trabalhos para garantir um resultado satisfatório. O ser humano é o único que pode afetar e interferir na natureza com propósito inteligente.
Portanto , a situação de Santa Catarina não têm nada a ver com interferência divina, é resultado da imprudência humana. O que me preocupa mais ainda é que não temos uma ação governamental que possa gerar um ideal sistema de desenvolvimento sustentável é necessário em que os indivíduos individualmente façam parte dos mecanismos do sistema e, como células ativas de um organismo vivo. As enchentes em Blumenau assim como em outros locais desse solo brasileiro que poderão acontecer são sinal e de que o impacto do aquecimento global sobre a Amazônia já está tendo um reflexo sobre o clima da América do Sul .
Agora é questão é de conscientização individual e coletiva para tentamos mudar o ciclo da devastação que esta diante dos nossos olhos e compromete o futuro e bem próximo.

8 comentários:

Larissa Régia disse...

De fato é assustador o que está acontecendo e ao refletirmos apenas um pouco na hora do jornal já é suficiente pra vermos que o homem é o culpado de tudo isso. Isso é só um reflexo mais que direto das atitudes do HOMEM. As nossas atitudes!

=/

Ivy Cantanhede disse...

vc tem futuro hein Jerry, adorei o blog!!!

Jorge Martins disse...

É irritante quando as pessoas acham que tudo acontece 'por que deus quis assim'... Ainda vivemos na Idade média ou o quê? Se a natureza está gritando, é porque nós a maltratamos! Temos que ser mais conscientes se quisermos preservar esse mundo para as outras gerações. 'Sustentabilidade' tem que deizar de ser só uma palavra bonita e se tornar realidade!

Frank Lima disse...

jerry tal tragédia poderia ter sido evitada, afinal de contas de acordo com um relatório feito pela organização SOS Mata Atlântica, mostrou que Santa Catarina estava cotado como um dos estados que mais agrediu a Floresta Amazônia, em decorrência disso, vimos que aqui se faz aqui se paga, meu brother fiz uma pequena analogia ao que está acontecendo com o furacão katrina que devastou a cidade de nova Orleans nos EUA, "está no meu blog" acredito que intervenção divina existiu sim, esta defesa da natureza está relacionada a uma reação divina a esse egoísmo humano, que degrada, maltrata e destroí a nossa tão bela natureza.

ótimo post, meu brother.

parabéns e sucesso.

Unknown disse...

mesmo que eu não queira ,estou seguindo os passos de meu tio,,,ta no sangue....parabés .ia dizer p vc continuar assim,,,mas, MELHORE...e ai sim ...continue a melhorar

jorge disse...

belo texto jerru tu tens futuro um abraço.

Marcio Freire disse...

Grande Irmão Jerry News...
Que bom vê-lo montando uma oficina de idéias e reflexões. Um outro olhar é sempre bem vondo diante de tantos maus olhares, miopias e cegueiras de alma e de espírito.
Siga adiante, logo VERÀS germinar as sementes que hoje plantas.
El Shaday take care of u!

Priscilla Raquel disse...

Ontem estava assistindo um filme chamado Fim dos Tempos onde relata q a Natureza esta de certa forma tentando chamar atenção do homem em prol de concientizá-lo do mal q esta fazendo ao mesmo. Como o amigo Jorge Martins comentou q tem muitas pessoas "holas" dizem tudo acontece por q Deus quis assim, mas eles nao se concientizam q tudo q acontece é por q nos seres humanos somos negligentes queremos fazer tudo q queremos até mesmo ivadir espaços da qual nao são cabíveis a nois.
Fiquei triste pelo q houve mais é so o começo, muitas cisa acontecerão.